Carta do Presidente

A MEDICINA DE EMERGÊNCIA É UM DOS CAPÍTULOS MAIS EXTRAORDINÁRIOS DA CIÊNCIA MÉDICA. O desenvolvimento industrial e tecnológico dos últimos tempos tem concomitantemente aumentado a dinâmica das instituições levando a exposição cada vez maior dos indivíduos a episódios médicos incertos e imprevisíveis: as emergências.

O mundo moderno cada vez mais cheio de conflitos, guerras, epidemias, catástrofes necessita de um sistema médico, no geral, e de medicina de emergência, em particular, dinâmico, moderno, tecnicamente competente e enraizado nos mais nobres princípios da ética e humanização.

Neste momento, milhares de pessoas em todo mundo estão em busca de atendimento nos serviços de urgências e emergências. Voltarão para suas casas aqueles que encontrarem recursos, organizações, profissionais qualificados e o carinho humano essencial a todos. Boa parte daquelas pessoas não retornará, seja pela gravidade de suas doenças, seja pela falência desumana dos serviços de saúde.

No Brasil, onde a saúde é penalizada e vive sempre doente e o ensino está sempre enfermo, a emergência médica agoniza. Desrespeitados pelas entidades públicas e esquecidas pelos poderes privados, os serviços de emergências sobrevivem pela imperiosa necessidade da existência humana.

Neste contexto nasce a ABRAMEDE – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA DE EMERGÊNCIA com o propósito de modificar este estado de desorganização e abandono das nossas emergências. A ABRAMEDE tem como ponto fundamental a criação da especialidade de medicina de emergência como passo inicial da criação de uma massa crítica que venha a colocar a emergência no patamar que lhe devido dentro da estrutura hospitalar e do sistema de saúde. Como conseqüência o imediato reconhecimento das residências já existentes e o estímulo a abertura de novas residências em medicina de emergência, única forma real de formar um médico capacitado para atender com segurança e todo rigor técnico a todos os brasileiros que procuram aflitos o atendimento nos serviços de emergências do nosso país.

Esperamos contar com ajuda e apoio de todos para ultrapassar as barreiras conservadoras que sempre tiveram na historia o poder maléfico de tentar impedir o surgimento do novo e o progresso da humanidade.

Conclamamos você que trabalha e faz no dia a dia a emergência deste país a se unir a ABRAMEDE para que possamos de uma vez por toda torná-la digna. Filiem-se.

Dra. Alessandra Leitão
Presidente da ABRAMEDE