Visão da ABRAMEDE

  • É direito de todo cidadão receber cuidado emergencial de qualidade, em ambiente preparado e por profissionais capacitados e estimulados.
  • O interesse dos pacientes é melhor servido quando o médico que o atende o faz em ambiente favorável e incentivador à sua escolha profissional como emergencista, possuindo associação de representação frente aos órgãos da Classe Médica.
  • Existe um amplo conjunto de conhecimentos e técnicas únicos à medicina de emergência que requerem um contínuo refinamento e desenvolvimento da área.
  • A residência médica em Medicina de Emergência é a forma mais eficiente de se adquirir e praticar tal conjunto de habilidades e conhecimentos específicos, tal como ocorre em outros campos da Medicina.
  • Além de conhecimentos específicos ao emergencista, a ABRAMEDE reconhece que a Medicina de Emergência engloba o domínio de técnicas de outras especialidades, restringindo-se àquelas necessárias para a estabilização dos pacientes previamente ao seu encaminhamento para os demais especialistas.
  • A ABRAMEDE defende que o cuidado emergencial de pacientes não basta ser tratado como área de atuação de outra especialidade, visto que a variabilidade dos casos encontrados nas emergências do país envolve o campo de atuação de áreas diversas como clínica médica, pediatria, neurologia, cirurgia, traumatologia, obstetrícia,anestesiologia, dentre outras – todas elas abordadas durante o processo trianual de formação do médico emergencista.
  • Os médicos emergencistas possuem a responsabilidade de difundir o conhecimento acerca do cuidado emergencial para colegas de outras áreas que atuam nas emergências. A ABRAMEDE insere-se no contexto acima tendo como missão o desenvolvimento de programas de educação continuada, buscando para tanto parcerias com outras associações.
  • A ABRAMEDE respeita e congratula os médicos das mais variadas formações que hoje prezam atendimento à população nas emergências, colocando-se no futuro à disposição como órgão de representação, titulação e educação continuada.